Monday, March 31, 2014

Alquimia da beleza: Máscara anti-cravos

Quem sofre com poros congestionados levanta a mão! Todo mundo tem ou já teve espinhas e cravos -- não importa a idade. Quando eu era adolescente eu tinha muitos cravos no nariz e no queixo. A minha pele era bem oleosa, o que melhorou porque desde os 15 anos quando comecei a usar e hidratante. Os cravos diminuíram bastante ao longo dos anos, mas sempre aparece um pontinho preto ou outro nas partes mais oleosas do rosto (zona T), uma espinhazinha aqui ou lá. A nossa primeira reação é apertar e espremer, mas como isso nem sempre funciona e acaba machucando a nossa pele, o melhor é apelar a métodos mais suaves. 

Hoje eu trago uma maneira super fácil, barata e rápida e eliminar cravos e espinhas. No primeiro uso já dá pra perceber que os poros estão mais limpos! Porém, a máscara vai eliminando os cravos aos poucos. O melhor é usar uma vez por semana, ou no máximo 2 se sua pele for mega oleosa. Além disso, evite deixar a máscara agindo no rosto todo para não ressecar a pele e nem alterar seu pH.


Máscara de bicarbonato de sódio e limão
1 colher (chá) de bicarbonato
1 colher (chá) de água
1/2 colher (chá) de suco de limão
1/2 - 1 colher (chá) de mel

Misture o bicarbonato, a água e o suco de limão e aplique sobre áreas onde você tem cravos, geralmente o nariz e queixo. Deixe agir por no máximo 5 minutos e depois aproveite para fazer uma exfoliação no rosto inteiro (se sua pele for seca, pode pular este passo). Lembre-se de não esfregar com força! Se a sua pele for sensível e começar a arder, lave imediatamente! Lave o rosto com água e depois aplique o mel sobre a o rosto todo. Deixe 5 minutos e retire com água morna. Em seguida, passe seu hidratante favorito.


Dica: não fique andando pela casa com o mel no rosto, porque você vai deixar pingos pelo chão... não que isso já me aconteceu :P De preferência, enrole uma toalha no pescoço para não sujar a roupa. 

Mais um: Tratamento para secar espinhas
Faça uma pasta de bicarbonato de sódio com um pouco de água e aplique sobre as espinhas. Não aplique sobre espinhas que você cutucou, pois pode arder! Deixe agir por no máximo 5 minutos e retire com água.

bicarbonato de sódio é levemente alcalino e neutraliza ácidos. Ele também ajuda a secar o excesso de óleo da pele. Suas partículas minúsculas também servem para fazer uma microexfoliação.

limão, rico em vitamina C, ajuda a clarear a pele. Mas nada de passar limão no rosto e sair no sol, pelo amor de Deus! Isso provoca horríveis queimaduras! De preferência, use o limão à noite (sempre retirando da pele depois) e no dia seguinte não se esqueça do filtro solar! O limão tem propriedades dexintoxicantes, elimina bactérias e fungos e elimina o excesso de óleo. E de bônus, o cheirinho ajuda a elevar o humor! :D 

mel é bactericida, fungicida, cicatrizante e antiinflamatório e deixa a pele super macia. 

Espero que gostaram! Deixem um comentário dizendo como foi!

0 comments:

Post a Comment

Deixe seu comentário aqui!