Monday, January 6, 2014

Alquimia da beleza: Lipgloss/balm caseiro


Então... faz um tempão que estava com vontade de fazer um gloss ou balm labial e achei uma receita bacana, barata e fácil de fazer (o mais difícil foi fazer e tirar foto ao mesmo tempo!) Corri para o meu laboratório (*tosse* cozinha *tosse*) e rapidinho fiz duas receitas: um rosinha e um lilás. O ingrediente que dá a cor a esse gloss/balm é... giz de cera! O giz de cera é feito de cera e pigmentos -- assim como os batons, só que eles contêm mais ingredientes (alguns, inclusive chumbo, que é extremamente prejudicial à sáude!) O giz de cera que vamos usar é o escolar, que é atóxico, porque criança adora comer tudo o que não pode. O giz vai providenciar a cor e a cera para ficar mais sólido. Mas chega de blá blá bla... :-@ vamos pôr a mão na massa!

Tira teima!

Ingredientes:
1 tubo de manteiga de cacau
1 colher (chá) de óleo de amêndoas doces puro
2-3 gotas de glicerina
giz de cera de cores variadas
opcional: 2 gotas de óleo essencial de menta
opcional: glitter cosmético

Você também vai precisar de uma vela, uma colher grande de metal, palito de dente ou uma colherzinha de metal para mexer, e uma latinha ou potinho com tampa (e limpo).


Pique o giz de cera para derreter mais rápido. Você pode misturar várias cores para atingir a tonalidade que você quer, mas não use mais que um giz inteiro no total, senão o gloss/balm fica muito duro e não espalha na pele. Coloque o giz picado, óleo, glicerina e metade de um tubo de manteiga de cacau na colher.

Para o gloss/balm rosinha, eu usei 1/3 de giz rosa, e 1/3 de giz bege.


Derreta tudo com o auxílio da vela. Cuidado para não ferver e queimar o líquido! Mexa com cuidado para derreter tudo e não ficar pelotes. Eu usei uma colher de sorvete que tem o cabo de plástico, mas se você usar uma colher que não o tenha, segure a colher com um pano para não queimar a mão.


Depois de derretido, eu achei o tom do rosa muito frio, então acrescentei um pouco de giz laranja para ficar quase um rosinha coral.


Se você quiser usar o óleo essencial de menta (gostinho e cheirinho bom!) e o glitter, faça logo depois que retirar do fogo. Não espere muito, porque o líquido solidifica rapidamente. No rosa eu acrescentei glitter dourado. Procure usar glitter cosmético, que tem partículas menores, e não o glitter escolar. Despeje na latinha ou potinho e espere solidificar e esfriar antes de usar.


A cor do produto é bem mais forte na lata do que nos lábios. O glitter também quase não aparece... o efeito é bem sutil. E olha que coloquei bastante glitter!


Depois resolvi fazer um gloss/balm lilás, porque eu amooo batom roxo. Usei 1/3 de giz rosa e 1/3 de giz azul claro.

...E usei um glitter duocromático azul-verde piscina.


A cor é bem transparente, e quase não se percebe o glitter... que pode ser bom ou ruim, dependendo do seu gosto pessoal. Eu prefiro muiiiiito glitter, mas como a base do gloss/balm é opaca, o glitter não aparece muito. O gosto e o cheiro do gloss/balm são bem suaves, porque usei apenas 2 gotinhas do óleo essencial. Os lábios ficam macios, graças ao óleo de amêndoas e à manteiga de cacau, e não ficam grudentos. A textura do produto em si é sólida, mas derrete com o calor das mãos. Por enquanto, o gloss/balm não derreteu com o calor horroroso que está fazendo, então não vejo a necessidade de guardar na geladeira. Mas de qualquer jeito, evite deixar exposto ao sol.

O que você achou? Vai tentar fazer?

PS: Leia mais sobre batons e chumbo aqui e aqui.

0 comments:

Post a Comment

Deixe seu comentário aqui!