Monday, December 30, 2013

Pantone Cor do Ano 2013: Esmeralda

Pantone é considerada a autoridade máxima de cores; seus padrões de cores são usados para garantir uma cor correta em múltiplos usos em variadas indústrias (sim, uma explicação meio vaga, mas o ponto central deste post é outro). Desde 2000, ela vem escolhendo uma cor do ano, para ser usada na moda, em decoração, embalagens, etc, inclusive na maquiagem. Por que? ... Porque sim! ;;) A escolha da cor não é aleatória; ela reflete as tendências globais de tudo, e como as cores afetam as emoções, isto também é levado em consideração. (Lembra aquela cena no filme O diabo veste Prada na qual a diva Meryl Streep explica como a cor azul da sweater da Anne Hathaway surgiu na haute couture e depois chega até o varejo? Pois é.)

Ainda é 2013 (por pouco!) e vamos ver a cor de 2013... ESMERALDA! Um verde vivo, elegante, que inspira hamonia e equilibrio. Na maquiagem pode parecer uma cor difícil de se usar. Um tempinho atrás a Illamasqua lançou um batom esmeralda chamado Apocalips, um batom matte turquesa lindo de morrerrrrr... =P~ Mesmo que hoje em dia, cores inusitadas estão se tornando aceitáveis... unhas de todas as cores, cabelos arco-íris... batom de cor "esquisita" ainda é difícil de se usar... Com certeza, não é para os fracos :)

Mas enquanto a gente vai criando coragem de usar uma cor linda desta na boca, podemos usá-la facilmente nas unhas. Ou nos olhos! Verde é uma das minhas cores favoritas anyways, mas acabo quase nunca usando... Então fiz uma maquiagem usando lápis e pigmento turquesa esmeralda para aproveitar esta tendência colorífica.


No lado esquerdo eu fiz somento um delineado usando 3 tons de esmeralda: 2 da Natura e um da Milani. Na pálpebra superior usei o lápis "Aqua" Liquif'eye da Milani, um verde-azulado bem metálico a prova d'água. Da metade para o canto externo eu passei o lápis cor 16 (turquesa) da Natura Aquarela, da coleção Renda Sol. Em pessoa dá pra ver que o tom ficou mais forte, mas na foto não aparece muito.  Na pálpebra inferior eu usei o lápis cor 14 (verde-piscina) da Natura Aquarela da coleção Bordado à Mão. (PS: Querida e amada Natura, por favor TRAGA ESTES LÁPIS DE VOLTA!) Eu dei uma leve marcadinha no côncavo com uma sombra marrom médio fosco da Maybelline.

No lado direito eu fiz um esfumado com o canto externo bem puxado, sem usar delineador. Usei somente o pigmento "Striving" da L'Oreal HIP, com pincel umedecido com meu Fix Plus caseiro (outra receitinha da alquimia da beleza, quem sabe?!). Na pálpebra inferior eu usei mais dois lápis da Natura: o mini-lápis na cor "nude" da linha Faces.zip, e o cor 15 (dourado claro) novamente da coleção Bordado à Mão da linha Aquarela. Passei o nude primeiro e depois o dourado por cima, porque o dourado não fixa muito bem. No canto interno do olho usei uma sombra dourada clara da Maybelline.


No rosto eu usei base DreamMatte Mousse da Maybelline, blush pêssego da Avon Colortrend, gloss "Peach tart" da Bath & Body Works, rímel e sombras Maybelline. Optei por blush e gloss pêssego para não carregar muito o visual.


Acima você pode ver o pigmento primeiramente usado com pincel seco (não fixa muito bem na pele) e depois com pincel úmido, que fixa melhor e a cor fica mais intensa. De qualquer jeito, o pigmento cai um pouco mesmo. Não usei primer nestes swatches. 

Os lápis são:
1. Natura Aquarela cor 16 (Renda sol)
2. Milani Liquif'eye cor "Aqua"
3. Natura Aquarela cor 14 (Bordado à mão)
4. Natura Aquarela cor 15 (Bordado à mão)
5. Natura Faces.zip cor "nude"

WOW! Este post foi super longo, com muito texto, mas espero que vocês gostaram da idéia da usar mais verde esmeralda na maquiagem sem medo. Para terminar, vou deixar esta maravilhosa maquiagem feita pela Alex Box, fundadora e gênio artístico da Illamasqua.

Maquiagem por Alex Box | Illamasqua
As palavras associadas ao verde esmeralda escolhido pela Pantone são: verdejante, vívido, luminoso, próspero, energizante, renovador, cura, regeneração, sofisticado, unificador, magnífico, harmonioso, balanceado, luxuoso, multifacetado, inspiração.

0 comments:

Post a Comment

Deixe seu comentário aqui!