Monday, November 26, 2012

Alquimia da beleza: Removedor de maquiagem caseiro

Eu adoro receitinhas caseiras de produtos de beleza: esfoliante, máscaras, modeladores de cabelo etc. Faz tempo que eu estava à procura de uma receita de um removedor de maquiagem que fosse econômico e eficiente. Fucei na internet até achar uma receita que parecia confiável, testei e adaptei pro meu gosto pessoal.

Receita 
1 parte glicerina
2 partes óleo de amêndoas
3 partes shampoo de bebê Johnson's (amarelo)
10 partes água filtrada

Frasco limpo

Funil
Colher de chá ou de sopa etc


Este removedor remove tuuuudoooo, tudinho mesmo, sem arder. Rímel à prova d'água também. Como tenho olhos sensíveis e uso lentes de contato, é difícil achar um removedor que retira tudo e não embaça minhas lentes e nem deixa a pele ao redor dos olhos oleosa. 

Benefícios? O óleo de amêndoas contém vitamina E, que é uma maravilha para a pele sensível da região dos zóio, protege e hidrata. A glicerina é umectante, ou seja, mantém a umidade da pele. E o shampoo limpa tudo sem arder os olhos (de verdade!). 


Com esta receita você pode fazer a quantidade que você quiser: basta seguir a proporção acima e usar a medida de sua escolha. 


Primeiro lave bem um frasco com tampa e deixe secar. Calcule quanto líquido cabe dentro do seu frasco e meça os ingredientes. Por exemplo, o meu frasco reciclado azul (também de removedor) cabe 2 receitas, usando uma colher de chá como medida de parte. Então eu medi 20 colheres de chá de água filtrada, 6 colheres de chá de shampoo, 4 colheres de óleo e 2 colheres de glicerina. Depois despeje tudo no seu frasco com cuidado sem agitar muito para não formar muito espuma. Tampe e pronto!


Agora é só umedecer um disco de algodão e pressionar levemente sobre os olhos, para amolecer a maquiagem, cola de cílios etc. Não precisa esfregar. Depois é só enxagüar com água e aplicar seu hidratante favorito.

Além de ser eficiente, é bem econômico. Em média pagamos entre R$20-30 por um bom removedor nacional. Com esta receita, você gasta em torno de $9 pelo shampoo, $4 pelo óleo e pela glicerina. Um frasco de 100ml de óleo dá pra mais ou menos 8 receitas (usando a colher de chá como medida). O frasco de 200ml de shampoo dá pra muito mais que isso, além de ser ótimo para lavar seus pincéis tambem! 

Mãos à obra! Quem fizer, deixe um comentário com sua opinião!



0 comments:

Post a Comment

Deixe seu comentário aqui!